Últimas notícias
IPAT

Curso de Pintura Predial volta a acontecer no Ipat

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) retomou as aulas do Curso de Pintura Predial no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), nesta segunda quinzena de julho. A ação é realizada em parceria com a Umanizzare Gestão Prisional, por intermédio do Núcleo de Aprendizado Profissional (NAP). A capacitação que havia sido iniciado em março foi interrompida devido à pandemia do Novo Coronavírus.

Com previsão de término para agosto, as aulas que acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, são divididas em teoria e prática.

Durante a capacitação, os internos irão adquirir diversos conhecimentos acerca do ofício de pintor, abrangendo introdução à pintura, saúde e segurança no trabalho, tintas em geral, ferramentas utilizadas na atividade e o passo a passo do processo.

Também fazem parte da ementa os cuidados necessários que se deve ter para pintar paredes antigas, orçamento de materiais, cor da tinta, iluminação do ambiente, controle de qualidade, dicas de como prevenir e corrigir defeitos na pintura, meio ambiente e descarte correto de tintas. Como atividade prática, os participantes poderão pintar áreas dentro da unidade prisional, carentes de reparos e pintura.

Com carga horária total de 160 horas, 20 reeducandos do programa de ressocialização “Trabalhando pela Liberdade” irão receber a certificação no final do curso. Conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP), os reeducandos que estão participando do curso têm direito a remir um dia da pena a cada 12 horas de frequência escolar.

O diretor adjunto do Ipat, Dillaney Silva Fabar, explicou os cuidados que foram tomados para que o curso pudesse ter continuidade. “Continuamos seguindo rigorosamente todas as recomendações de saúde para a prevenção do contágio quanto ao Novo Coronavírus, no retorno gradual das atividades do sistema prisional. É importante que os reeducandos se sintam seguros durante a capacitação”, pontuou.

Texto: Jamilly Nascimento, com colaboração da Santafé Ideias
Foto: Divulgação/Seap

Publique um comentário