Núcleo de Aprendizado Profissional

NAP.png FUNDO TRANSPARENTE

Seguindo os princípios norteadores da Umanizzare – profissão, trabalho e família –, foi criado o Núcleo de Aprendizado Profissional, estrategicamente pensado para preencher a lacuna deixada pelo projetos arquitetônicos dos presídios convencionais. Tais presídios, no geral, possuem espaços apenas para educação formal e nem oferecem ambiente adequado para a educação profissional. A proposta da Umanizzare foi adequar um espaço, equipar e promover cursos profissionais.

Parcela majoritária da população carcerária possui apenas o ensino fundamental incompleto e está diretamente associada aos altos índices de evasão escolar. Para eles, o ensino profissionalizante se torna atrativo, já que possibilita uma autonomia e uma possível geração de renda no momento pós-cárcere.

Os reeducandos têm acesso a cursos como instalação e manutenção de condicionadores de ar, bombeiro hidráulico, pintura predial, instalação de drywall, organizador de eventos, escultura com balões, barbeiro e marcenaria, dentre outros.
O Núcleo de Aprendizado Profissional cria um espaço adequado para a realização de cursos profissionalizantes, treinamentos, capacitações e palestras. Acolhedor, estruturado e organizado, favorece o processo de motivação, permanência e aprendizagem, sempre com foco na ressocialização e inserção/reinserção dos reeducandos no mercado de trabalho.