Cursos e Palestras

Reeducandos da UPP recebem palestra sobre prevenção suicídio

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Em alusão ao “Setembro Amarelo”, os reeducandos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) recebem palestra sobre o mês mundial de prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015.

A palestra irá ocorrer nas galerias da unidade prisional, o setor de psicologia será o responsável pelo momento de prevenção ao suicídio, sendo coordenado pelas psicólogas Alessandra Cabral e Jessyka Freire.

De acordo com a psicóloga Alessandra Cabral, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A psicóloga explicou que tratar da prevenção do suicídio já foi um tabu muito maior e ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

“A melhor maneira para prevenir esse tipo de acontecimento é conversar com as pessoas de forma acolhedora, sem críticas, ajudando a pessoa a passar por aquele momento de pressão interna, quando o corpo está para transbordar”, disse a psicóloga.

Conforme a psicóloga, o movimento Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção do suicídio, iniciado em 2015, tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão, evitando a elevação dos casos.

1 Comment

  1. MATHEUS VIOLANTE MOREIRA Reply

    Muito bom tudo isso, tive como tema de curso o Setembro Amarelo, E fico muito feliz pela Umanizzare aborda esse tema nos presídios para os internos das unidades, acredito que de alguma forma teve impacto com eles (internos), quando apresentei a Umanizzare no curso ficaram fascinados pela causa, orgulho de fazer parte dessa equipe.

Publique um comentário