Últimas notícias
IPAT

Instituto Penal Antônio Trindade realiza torneio de futsal

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Internos dos pavilhão D, do Instituto Antônio Trindade (Ipat), estão participando de um torneio de futsal. O evento esportivo está movimentando mais de 30 detentos divididos em 16 times e vem sendo realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e a Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz a cogestão em seis unidades prisionais do estado.

Segundo o professor de educação física, Elres Alves Barbosa,  o torneio é dividido por chaves e classificatório, quem perder está fora.  O time vencedor receberá troféu e medalhas.

 “O esporte, por meio do torneio de futsal, promove saúde e solidariedade aos participantes, pois melhora a circulação do sangue, ajuda na queima de calorias e na liberação de suor e ainda conseguimos trabalhar o autocontrole e o respeito entre os reeducandos”, afirma o professor.

 Para o reeducando Luciano Barbosa da Silva, a prática desportiva ocupa a mente, faz passar o tempo e proporciona um bem estar para o corpo e qualidade de vida quebrando a ociosidade. “Me diverte, é uma interação super positiva” disse.

A gerente técnica da Umanizzare, Sheryde Karoline, destaca a importância da inclusão esportiva nas unidades, ressaltando que dentro ou fora das prisões o esporte socializa e cria espaços de convivência.

 “Com o torneio alcançamos vários objetivos:  prevenção de doenças, controle de peso,  prazer e bem estar, até mesmo porque tem relação direta com questões como saúde física e mental”, reforça a gerente.

 Os torneios irão acontecer em todas as unidades prisionais do Amazonas sob a cogestão da Umanizzare, gradativamente. Os internos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj)  e da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) já estão em processo de seleção de jogadores e as competições devem começar no próximo mês.

Publique um comentário