Crianças brincam num ambiente descontraído, enquanto os pais estão no horário de visita no presídio
Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a cogestora Umanizzare Gestão Prisional, para atender aos filhos dos reeducandos nos presídios do Amazonas, o Projeto “O Pequenino” foi criado para atender o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e torna o ambiente carcerário menos traumático para as crianças que acompanham os pais durante o horário de visita, nos finais de semana.
O projeto tornou-se um elo entre o interno e o filho, porque em dias normais na unidade prisional, os pais produzem os próprios brinquedos dos filhos, com material reciclável arrecadado pelos familiares e os detentos.
“O reeducando sai da ociosidade e ainda tem o prazer de brincar com o filho durante a visita, estreitando os laços e o vínculo familiar”, analisa a assistente social da Umanizzare, Ana Maria Bezerra, destacando que o projeto da Umanizzare reduz o tempo de espera das crianças e ainda otimiza o tempo de cadastro dos familiares.
Para a psicóloga, Patrícia Mendes Gonçalves, “O Pequenino” resgata o sentimento de pai dos reeducandos, além disso, as crianças esquecem onde estão, “não é porque estamos dentro do sistema carcerário que as crianças precisam se sentir presas, mas sim viver o momento com a família da melhor forma possível”, diz Patrícia.
Conforme a gerente técnica da Unidade Prisional de Itacoatira (UPI), Maria Domingas Printes, o projeto é bastante elogiado pelos familiares, que antes temiam a presença dos filhos nos presídios:
“Só para ter uma ideia do quanto o projeto é bem visto pela comunidade carcerária, apenas no mês de fevereiro e nos finais de semana, participaram do projeto daqui da unidade, 76 crianças”, informou Printes.
Os reeducandos Alan Kardeck Lima Da Silva, do Pavilhão- A, e Salmo Viana, do Pavilhão B, foram alguns dos pais que trabalharam na confecção de brinquedos para recepcionar as crianças na UPI. Eles produziram: carrinhos, quebra-cabeça e desenhos para colorir, entre outros objetos, para as crianças se divertirem enquanto os pais conversam em outro ambiente.