Últimas notícias
Notícias

Projeto “O Pequenino” promove atividades aos filhos dos presos

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

                Crianças brincam num ambiente descontraído,  enquanto os pais estão no horário de visita no presídio 

 

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a cogestora Umanizzare Gestão Prisional, para atender aos filhos dos reeducandos nos presídios do Amazonas, o Projeto “O Pequenino” foi criado para atender o  Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e torna o ambiente carcerário menos traumático para as crianças que acompanham os pais durante o horário de visita, nos finais de semana.

O projeto tornou-se um elo entre o interno e o filho, porque em dias normais na unidade prisional, os pais produzem os próprios brinquedos dos filhos, com material reciclável arrecadado pelos familiares e os detentos.

“O reeducando sai da ociosidade e ainda tem o prazer de brincar com o filho durante a visita, estreitando os laços e o vínculo familiar”, analisa a assistente social  da Umanizzare,  Ana Maria Bezerra, destacando que o projeto da Umanizzare reduz o tempo de espera das crianças e ainda otimiza o tempo de cadastro dos familiares.

Para a psicóloga, Patrícia Mendes Gonçalves, “O Pequenino” resgata o sentimento de pai dos reeducandos, além disso, as crianças esquecem onde estão, “não é porque estamos dentro do sistema carcerário que as crianças precisam se sentir presas, mas sim viver o momento com a família da melhor forma possível”, diz Patrícia.

Conforme a gerente técnica da Unidade Prisional de Itacoatira (UPI), Maria Domingas Printes, o projeto é bastante elogiado pelos familiares, que antes temiam a presença dos filhos nos presídios:

“Só para ter uma ideia do quanto o projeto é bem visto pela comunidade carcerária, apenas no mês de fevereiro e nos finais de semana, participaram do projeto daqui da unidade, 76 crianças”, informou Printes.

Os reeducandos  Alan Kardeck Lima Da Silva, do Pavilhão- A, e Salmo Viana, do Pavilhão B, foram alguns dos pais que trabalharam na confecção de brinquedos para recepcionar as crianças na UPI. Eles produziram: carrinhos, quebra-cabeça e desenhos para colorir, entre outros objetos, para as crianças se divertirem enquanto os pais conversam em outro ambiente.

Publique um comentário