Últimas notícias
Notícias

Projeto Remição pela Leitura é realizado na UPI

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2020, a Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) realizou o Projeto Remição de Leitura. Na ocasião, participaram 37 reeducandos, a dentista Jucenilda Oliveira, a psicóloga Patrícia Mendes e a assistente social Ana Maria. 

Em diversos presídios do país, a possibilidade de remir a pena por meio da leitura já é realidade. De acordo com a Recomendação n. 44 do CNJ, deve ser estimulada a remição pela leitura como forma de atividade complementar. Conforme a norma, o preso deve ter o prazo de 22 a 30 dias para a leitura de uma obra, apresentando ao final do período uma resenha a respeito do assunto, que deverá ser avaliada pela comissão organizadora. Para a psicóloga, Patrícia Mendes, o projeto incentiva a leitura onde a unidade tem dois participantes que obtiveram a certificação do Encceja. 

De acordo com o reeducando Willys Machado dos Santos, a leitura o torna mais culto e capacitado a falar a respeito de assuntos sobre os quais era leigo. As resenhas feitas pelos internos serão avaliadas pelos acadêmicos do curso de direito da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, que atribuirão a nota, juntamente com o Juiz Saulo Góes Pinto. O projeto alcançou as expectativas, pois a cada etapa aumenta o interesse dos reeducandos pela leitura e há uma melhora no vocabulário e na escrita dos mesmos.

Publique um comentário