Últimas notícias
Cursos e Palestras

Agentes Promotores de Saúde da UPI recebem novas capacitações para atuarem junto à população carcerária

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Três reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada a 269 km de Manaus, que já trabalham como Agentes Promotores de Saúde, dentro da unidade, estão recebendo novas qualificações profissionais para dar continuidade aos trabalhos de promoção à saúde junto aos demais colegas de confinamento. O curso é promovido pela Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz a cogestão de cinco unidades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Desta vez, os internos estão aprendendo técnicas para estarem aptos a tirar dúvidas e apontar os riscos sobre automedicação e sobre câncer da boca. Os agentes que se qualificam e atuam na promoção a saúde dentro dos presídios, recebem o benefício de remição de pena, a Juízo da Vara de Execução Penal.

“Esse projeto é importante para o nosso aprendizado e para orientar nossos amigos, além de nos capacitar para o mercado de trabalho” diz o reeducando Elijonison da Mota Torres.

Portaria –  De acordo com a Portaria Interministerial nº 1.777, de 09 de setembro de 2003, institui o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário a figura do Agente Promotor de Saúde dentro do Sistema Prisional que equivale ao Agente Comunitário de Saúde, a fim de atuarem junto à População Carcerária orientando a outros reeducandos e informando sobre as principais doenças que atingem a população penitenciária e colaborando na identificação de padrões para posterior encaminhamento ao Setor de Saúde das unidades atendidas.

Publique um comentário