Notícias

Reeducandos da UPI participam de atividades de planejamento familiar

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Trinta e três detentos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) e seus familiares participaram do Projeto de Planejamento Familiar para atualização do cadastro de visitas e para esclarecimento sobre Política do Planejamento Familiar – assegurada pela Constituição Federal e pela Lei N°9263 de 12 de janeiro de 1996. Parágrafo único.

A atividade foi realizada nesta semana pela Umanizzare Gestão Prisional – empresa que faz a cogestão de cinco presídios do Amazonas, com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). 

O objetivo do planejamento familiar é assegurar que os reeducandos e suas esposas tenham acesso à informação, a métodos de contracepção eficazes e seguros, a serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável.

Durante as atividades, reforçou-se o aconselhamento da importância de preservativos masculino e feminino para uso associado ao método, com vista à dupla proteção do indivíduo ou casal. Medida essa que reduz o risco de transmissão das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O projeto também permite um momento de interação entre o casal, muito importante para os internos que vivem distante das mulheres e precisam ter acesso aos direitos e deveres perante a Lei do Planejamento Familiar, prevista na Constituição para orientar e conscientizar a respeito da gravidez e da instituição familiar.

Coordenada pela assistente social da UPI, Ana Maria de Lima Bezerra, foi repassado aos participantes que é preciso se educar para mudar. Ao final das atividades, a colaboradora entregou kits de higiene contendo:  três pacotes de preservativos masculino e feminino, um sabonete íntimo, uma toalha de rosto e fôlder explicativos de IST.

Publique um comentário