Últimas notícias
Notícias

UPI recebe atividade referente ao Outubro Rosa

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

A Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada a 177 quilômetros de Manaus, recebeu no último dia 17 de outubro, atividades referentes à Campanha Outubro Rosa – voltada para sensibilizar as pessoas sobre o câncer de mama e câncer de colo de útero.  Por ser uma unidade masculina, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional realizaram junto aos internos palestras de combate à Sífilis, uma doença sexualmente transmissível (IST) e muito perigosa quando passada para a parceira – levando inclusive a possibilidade de câncer uterino. 

Todos os 101 internos que hoje cumprem pena na unidade participaram da ação, receberam orientação e na sequência exames de teste rápido para sífilis.

 “Mesmo sendo o mês alusivo à prevenção a doenças femininas, fazemos questão de colocar em nosso calendário a ação – quando falamos ao interno sobre a importância de pedir as companheiras que se cuidem e, ao mesmo tempo, cuidamos da saúde dos custodiados. Desta vez destacamos a infecção provocada pela sífilis que mesmo grave tem cura e pode ser prevenida”, disse a enfermeira da Unidade Graciane Fábio, que contou com a da Coordenação Municipal Programa IST/AIDS, e apoio da Unidade Prisional Feminino, por meio da enfermeira Ivaneide da Silva Nunes. 

O reeducando Jefferson Ferreira, comentou após a palestra que:  “é importante se proteger e fazer o teste, que é indolor – pois como a enfermeira nos orientou, o não tratamento da sífilis pode levar a várias outras doenças e complicações, inclusive à morte”. 

Sífilis –  A principal forma de transmissão da sífilis é por meio do contato íntimo desprotegido com uma pessoa contaminada, mas também pode acontecer por meio do contato com sangue ou mucosa de pessoas infectadas pela bactéria Treponema pallidum, que é responsável pela doença. É importante que a sífilis seja identificada e tratada rapidamente, pois caso contrário pode comprometer os olhos, ossos, coração e até mesmo o sistema nervoso central.


Como acontece a transmissão – A principal forma de transmissão da sífilis é por meio da relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada. Além disso, a doença pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.

Publique um comentário