No dia Mundial do Coração, reeducandos da Unidade Prisional de Puraquequara (UPP), receberam uma palestra que abordou ações de prevenção de doenças do coração. A palestra aconteceu por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional.
A gerente de projetos da Umanizzare, Domingas Printes disse que a palestra teve como público-alvo reeducandos com diagnósticos de hipertensão arterial e diabetes mellitus.
“O objetivo da palestra é de alertar os reeducandos sobre a importância de manter uma boa saúde do coração”, disse Domingas Printes.
De acordo com a gerente de projetos, participaram da palestra 20 reeducandos com diagnósticos de hipertensão arterial e diabetes mellitus, onde foram realizados aferições de pressão arterial.
De acordo com a gerente de projetos, no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem infarto agudo do miocárdio, que acaba sendo fatal para 30% deles e os principais fatores de risco para eventos cardiovasculares são: hipertensão, diabetes, dislipidemia (níveis elevados de gordura no sangue), histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doença da tireoide.
“O uso de drogas ilícitas, como uso de cocaína também pode levar ao infarto agudo do miocárdio”, ressaltou.