Cursos e Palestras

Presos de Itacoatiara recebem palestra sobre cuidados com o coração

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

O dia Mundial do coração é comemorado dia 25 de Setembro e a Umanizzare realiza em todas as unidades de sua responsabilidade, uma série de atividades durante todo o mês para reforçar os cuidados com órgão.

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas sofrem infartos todos os anos, segundo o Ministério da Saúde, e em 30% dos casos a doença é fatal.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2040 as mortes por doenças cardiovasculares irão aumentar em 250%.

As estatísticas são um dos motivos para que a Umanizzare Gestão Prisional Privada, empresa que faz cogestão em cinco presídios da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realize ações educativas junto aos reeducandos, sobre os cuidados com o coração. 

No dia 26 de setembro, na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada a 177 quilômetros de Manaus, cerca de 62 internos do Pavilhão A, Triagem e enfermaria participaram da palestra: “Coração Alerta”, cuja finalidade foi levar informações sobre como manter a funcionalidade correta do órgão. 

A enfermeira da unidade, Graciane Fábio, destacou a importância da mudança de hábitos, salientando que o coração é fonte de energia para todo o corpo, e conclamou a todos a manterem vigilância permanente sobre o corpo. 

“Toda a alimentação do presídio é feita por profissionais de nutrição, por isso insistimos para que os reeducandos se alimentem nos horários adequados, evitando as guloseimas que os familiares trazem. Além disso, sempre falamos sobre o risco do cigarro e da estima do uso moderado da nicotina – uma das maiores vilãs do coração” comentou Graciane. 

Durante palestra, a equipe de enfermagem também falou sobre o valor das aulas de educação física que ajudam a manter a saúde do corpo e da mente.  A unidade oferece de treino funcional ao simples e bom futebol de salão. 

Agentes Promotores de Saúde – Cinco internos que receberam capacitação para se tornarem agentes promotores de saúde ajudaram na dinâmica realizada ao final da palestra e que consistia em anexar coração as figuras como:  alimentação saudável, exercícios, saúde mental. O grupo que se destacou, ganharam brindes, entre eles um jogo de quebra-cabeça.

Publique um comentário