Últimas notícias
Cursos e Palestras

Reeducandos do Ipat recebem palestra de prevenção ao suicídio

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Os reeducandos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), receberam uma palestra de prevenção ao suicídio e automutilação na segunda-feira (16), às 14h30. O evento aconteceu por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional.

A palestra foi realizada para 10 reeducandos do pavilhão B e foi ministrada pela médica psiquiatra Esther Nataly Tafur Veintemilla, a assistente, Rejane Marques e pelo técnico de enfermagem, Josias Jr.

A palestra teve como tema “Prevenção ao Suicídio e automutilação”. Na apresentação foi dito que o suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens e é considerado um problema de saúde pública.

“Os reeducandos receberam orientações para identificar os principais fatores de risco associados ao comportamento suicida, como expressão de ideias e de intenções suicidas. Foi relatado também que 96,8% dos casos está relacionado a algum transtorno mental, segundo estatísticas mundial”, disse a médica psiquiatra, Esther Nataly Tafur.

Ainda, durante a palestra, a médica disse que foi explanado os fatores protetores, os mitos e verdades do comportamento suicida. “Houve uma prévia descrição da automutilação em relação ao conceito, prevalência, motivação e prevenção”, disse a médica.

Para a psiquiatra Esther Nataly, é importante identificar os fatores de risco associados ao suicídio para poder prevenir a ação, acolhendo e ajudando a quem esteja precisando.

Publique um comentário