Últimas notícias
CDPF

Projeto Cine Cultura é desenvolvido com reeducandas do Centro de Detenção Provisória Feminino

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Com objetivo de promover a reinserção das reeducandas à sociedade, foi desenvolvida a atividade Cine Cultura no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF). O projeto acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional.

O setor de psicologia, que é representado pela psicóloga da unidade Suelem Kelly Oliveira Gonçalves, desenvolveu a ação. No total, 34 reeducandas do pavilhão 1, 2 e 3 participaram do projeto.

O filme escolhido foi o drama e romance “Como Eu Era Antes de Você” do Reino Unido, dirigido por Thea Sharrock. O elenco é composto por Emilia Clarke, Sam Claflin e  Janet McTeer. A obra conta a história de um jovem rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) que leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso.

O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.

Os filmes influenciam e refletem-se no modo das pessoas pensarem, vestirem, e o imaginário sobre a cultura ocidental é transportado a nível global. As pessoas procuram no cinema uma fuga à sua própria realidade. 

A reeducanda Ane Caroline relata que o filme se aproxima das realidades vividas. “De uma forma humorada, esse filme nos trás boas lembranças, do convívio, do dia a dia, do relacionamento que na maioria temos com os amigos, e até mesmo com as pessoas que gostamos. Tenho tido muita falta e saudade desses e outro momentos com as pessoas que amo”, explica ela.

Publique um comentário