Últimas notícias
CDPF

Mutirões jurídicos, de saúde, torneios, lazer e palestras marcaram a ‘Semana do Reeducando’ nos presídios do Amazonas

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Com a finalidade de proporcionar um ambiente mais harmônico e saudável a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz a cogestão de cinco unidades prisionais do Amazonas, promovem a “Semana do Reeducando.

Na programação, torneios de futsal, vôlei, filmes, mutirões de saúde (realização de exames), e jurídicos (consultas), palestras com rodada de conversa que abordam assuntos: ‘papo cabeça’ ao o nada a ver – onde a risada é garantida.   

“Por sete dias a intenção é uma só, tornar o ambiente carcerário mais humano, sem diferenças e isolamento. A intenção é causar juntos aos presos momentos de reflexão que os levem a mudanças de atitude, a uma reconstrução de cidadania, tanto nos jovens quantos nos mais adultos, que por algum motivo os deixaram privados de liberdade”, explica a gerente técnica da Umanizzare, Sheryde Karoline. 

UPP –  Na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada no Km 02, ramal Bela Vista, em Manaus – a “Semana do Reeducando” começou com a palestra: Preso, Prisão e Reabilitação. Durante a atividade que aconteceu em uma das salas de aula da Escola Estadual Giovanni Friguiolo que fica dentro do presídio, aproximadamente 25 internos trocaram experiências e conjecturas quanto ao retorno à sociedade. 

 “A função do sistema prisional não é prender e sim ressocializar, mostrar a realidade do sistema penitenciário e buscar alternativas positivas que ajudem no processo de inserção do reeducando”, comentou a assistente social, Elisângela Marinho. 

Ao final do dia, houve distribuição de lanche em uma grande confraternização. 

IPAT – No Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 08 da BR-174, rodovia que liga a capital amazonense a Boa Vista, a ‘Semana do Reeducando’ começou com o tema: família. Internos do pavilhão B assistiram a um vídeo motivacional e reflexivo sobre solidariedade e amor ao próximo. Na programação, também houve torneio de futsal, tênis de mesa, dama e dominó.

“Também falamos muito sobre saúde. Os internos participaram de palestras sobre o risco da automedicação, os direitos assegurados pela Lei de Execução Penal nº 7210/84 a assistência à saúde, doenças sexualmente transmissíveis e como podem ser evitadas, foram horas bem importantes e agradáveis”, disse o enfermeiro da unidade, Antônio Lisboa Filho. 

O projeto ‘Cine Cultura’ marcou presença e levou entretenimento aos presos com o filme “Até o último homem”.  Fechando a quarta-feira os reeducandos receberam orientações do setor odontológico da Umanizzare – importância da escovação e aplicação de flúor.   Ao final houve ainda um torneio de damas e distribuição de lanches para os participantes e kits com bombons.

 CDPM – Aproximadamente 500 internos do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM I), participaram de um mutirão jurídico em que o tema foi: Auxilio reclusão – como funciona e quem tem direito ao benefício na nova regra. “É imprescindível levantar essa informação do benefício direcionado aos dependentes que se encontram privados de liberdade, contribuinte do INSS”, enfatizou Érica Cândida Costa, advogada no presídio. 

Dando continuidade às atividades da semana, no dia 06 de agosto, o setor de assistência jurídica do CDPM-I realizou a palestra: “Direitos e Deveres dos Reeducandos”. Durante a exposição foi ressaltando a importância de manter o respeito junto aos colaboradores bem como como os demais colegas de confinamento. 

Já o setor de psicologia levou o tema: “Eu?, ir ao Psicólogo? Não sou doido!!”.  Segundo as profissionais, grande parte da população carcerária tem uma visão deturpada sobre o trabalho do psicólogo dentro da unidade, o que gera preconceito e influência negativa para os internos que desejam procurar atendimento  psicológico.

Nesta quarta-feira as atenções dos custodiados estavam voltadas para a prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal. O objetivo da palestra foi conscientizar sobre o que é o câncer bucal, o que causa, fatores de risco, como identificar, quais seus aspectos clínicos e autoexame bucal. Sobre as causas, foram orientados que o fumo e o álcool são os principais fatores de risco para desenvolver o câncer.

Entre as formas de detectar o câncer de boca está o autoexame bucal. “Ele deve ser realizado diante do espelho observando os lábios, céu da boca, língua, região abaixo da língua, fazer apalpação também do pescoço e embaixo do queixo, qualquer alteração deve-se procurar o dentista”, explanou o odontólogo Ruy Filipe.  Na ocasião foram distribuídos folders com o tema.

Após receberem conhecimentos, os reeducandos receberam corte de cabelo, participaram da inauguração da nova cozinha da unidade e finalizaram o dia com uma grande confraternização. 

CDPF – Dando continuidade à Semana do Reeducando, promovida pela Umanizzare Gestão Prisional, o Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF) promoveu uma série de atividades lúdicas, esportivas e de beleza para as mais de 100 mulheres que cumprem pena na unidade.

Mais de 20 internas, que já receberam qualificação profissional este ano por meio do Projeto Lisbela, com o auxílio das colaboradora Karla Alexandra, prometem entre os dias 15 e 16 de agosto, uma verdadeira transformação junto as reeducandas, deixando-as ainda mais bonitas e com a autoestima elevada. A atividade é aberta e para todas que desejarem participar.

Na quinta-feira (15), terá início o torneio de vôlei, um dos esportes preferidos das internas nas quadras do pavilhão.  Nos dias anteriores, jogaram futsal e queimada. Simultaneamente às atividades esportivas, as equipes técnicas multidisciplinares da enfermaria e odontologia estarão ministrando palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), realizando testes de Hiv, Sífilis e Hepatite B. Também será aplicado flúor e enfatizado as técnicas corretas para uma boa escovação.

Fechando as atividades da “Semana do Reeducando”, no CDPF as presas realizaram um concurso de poesia. O objetivo da atividade segundo a diretora da unidade, tenente Socorro Freitas, foi a de possibilitar as participantes um encontro com a cultura humanística, como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade pela leitura ampla e crítica dos valores na sociedade. 

UPI – Na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), localizada a 177 quilômetros de Manaus, a “Semana do Reeducando” começou com uma palestra sobre a importância do evento, ministrada pelo diretor da Seap na unidade, Antônio Enrique Cordeiro, com a colaboração da assistente social da Umanizzare, Ana Maria Bezerra. 

Na programação, realizada na quadra dos pavilhões, esteve:  torneio de futsal, tênis de mesa, dama e dominó. Aproximadamente 144 reeducandos participaram do calendário feito especialmente para eles. No dia 7 de agosto, foi realizado um mutirão jurídico com a visita da Corregedora Geral da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Dra. Melissa Souza Credie e sua equipe.

No dia 08 de agosto foi realizado o encerramento das atividades, com uma oração e reflexão inicial realizada pelo Bispo da Prelazia de Itacoatiara, Dom José Ionilton.

Publique um comentário