Mais de 26 reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) passaram por avaliação escrita do projeto Remição pela leitura, entre os dias 26 e 27 de junho. A prova consistia em elaborar uma resenha crítica sobre a obra lida pelos internos.
As resenhas realizadas pelos internos serão avaliadas pelos acadêmicos do curso de direito da Universidade do Estado do Amazonas, que irão atribuir a nota, juntamente com o Juiz Saulo Góes Pinto.
O Projeto tem como proposta tornar mais brando o processo penal, assegurando o direito ao conhecimento, à educação e à cultura, proporcionados pela leitura e interpretação da obra. Além de buscar a potencialização dos valores humanos dos internos, a atividade é também uma forma de crescimento intelectual, gera a diminuição do sentimento de exclusão da sociedade e evita a ociosidade no ambiente penitenciário.
Além disso, o projeto visa diminuir a pena dos internos participantes através da leitura de obras, por isso as avaliações.
Segundo a psicóloga, Patrícia Mendes, os resultados a cada avaliação revelam melhora na interpretação dos textos e no comportamento de internos. “A Remição pela leitura é de suma importância na vida e na reintegração com a sociedade, pois a leitura e os livros trazem a grande vontade de cada um em poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”, fala.
A assistente social, Ana Maria Bezerra acrescentou que o Projeto tem grande valor pois incentiva os reeducandos a ler, aprender, levando –os a pensar em novos horizontes.