Últimas notícias
Notícias

Reeducandos da UPI fazem prova do Projeto Remição pela Leitura

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Mais de 26 reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) passaram por avaliação escrita do projeto Remição pela leitura, entre os dias 26 e 27 de junho.  A prova consistia em elaborar uma resenha crítica sobre a obra lida pelos internos.

As resenhas realizadas pelos internos serão avaliadas pelos acadêmicos do curso de direito da Universidade do Estado do Amazonas, que irão atribuir a nota, juntamente com o Juiz Saulo Góes Pinto.

O Projeto tem como proposta tornar mais brando o processo penal, assegurando o direito ao conhecimento, à educação e à cultura, proporcionados pela leitura e interpretação da obra. Além de buscar a potencialização dos valores humanos dos internos, a atividade é também uma forma de crescimento intelectual, gera a diminuição do sentimento de exclusão da sociedade e evita a ociosidade no ambiente penitenciário.

Além disso, o projeto visa diminuir a pena dos internos participantes através da leitura de obras, por isso as avaliações.

Segundo a psicóloga, Patrícia Mendes, os resultados a cada avaliação revelam melhora na interpretação dos textos e no comportamento de internos.  “A Remição pela leitura é de suma importância na vida e na reintegração com a sociedade, pois a leitura e os livros trazem a grande vontade de cada um em poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”, fala.

A assistente social, Ana Maria Bezerra acrescentou que o Projeto tem grande valor pois incentiva os reeducandos a ler, aprender, levando –os a pensar em novos horizontes.

Publique um comentário