Últimas notícias
Notícias

Reeducandos da UPI participam de atividades de planejamento familiar

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Detentos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) participaram do Projeto de Planejamento Familiar. A atividade acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional.

Cerca de 20 reeducandos participaram do projeto de planejamento na UPI. Os familiares dos reeducandos se fizeram presentes na Unidade Prisional de Itacoatiara para realizarem o cadastro de visitas e participarem das atividades.

Durante o evento, foi esclarecida a Política do Planejamento Familiar. A Política Nacional de Planejamento Familiar no Brasil é assegurada pela Constituição Federal e pela Lei N°9263 de 12 de janeiro de 1996. Parágrafo único.

O Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também quem prefere adiar o crescimento da família. O objetivo do planejamento familiar é uma forma de assegurar que os reeducandos e suas esposas tenham acesso à informação, a métodos de contracepção eficazes e seguros, a serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável.

Durante a atividade, reforçou-se o aconselhamento da importância de preservativos masculino e feminino para uso associado ao método, com vista à dupla proteção do indivíduo ou casal. Medida essa que reduz o risco de transmissão das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Para a assistente social Ana Maria Lima Bezerra, no mês de março houve um aumento de participantes no Projeto do Planejamento Familiar na Unidade; por motivo da demanda de atendimento de visitantes no dia do cadastro.

“É uma tarefa fundamental orientar como planejar a vinda de filhos, como também na prevenção das IST’s aos usuários”, disse a colaboradora.

Para a senhora Artenizia da Silva Monteiro, companheira do reeducando Marcos Souza dos Santos, é sempre importante as orientações principalmente para ela que está com o companheiro privado de sua liberdade. Pois tem dois filhos e o mais novo com a idade de três anos.

Publique um comentário