Últimas notícias
Notícias

Presos passam por exames de sangue em Itacoatiara

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

A Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) realizou nesta semana a atividade de coleta de sangue para exames de diagnóstico e prevenção de doenças entre os reeducandos.

Os exames de sangue acontecem mensalmente, ou sempre que necessário, conforme indicação dos profissionais de saúde de cada unidade, seguindo calendário de prestezas da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz cogestão em seis presídios no Amazonas.

A ação tem como objetivo diagnosticar e controlar possíveis alterações que possam provocar doenças junto à população carcerária.  A Unidade Básica de Saúde José Resk e o Laboratório Central (LACEN), foram parceiros na atividade, disponibilizando material para a coleta dos exames, entre eles: Hemograma, Triglicérides, Colesterol, Ácido Úrico, Glicemia, VDRL, Urina (EAS) e Fezes (EPF). Os resultados devem ficar prontos até o dia 15 de abril.

Após os testes laboratoriais, caso seja identificado algum tipo de doença, tem início o tratamento pontual e, se necessário, o agendamento imediato do reeducando com o médico.

A enfermeira da unidade, Graciane Fábio, explicou aos internos que os exames de sangue são importantes para identificar possíveis desordens, na maioria das vezes doenças silenciosas como:  diabetes, a hipertensão, o colesterol alto e até alguns tipos de câncer.

“Nosso trabalho começa bem antes da coleta, vamos plantando a sementinha da importância da coleta de sangue, humanização a ação, realizando um acolhimento, tranquilizando os mais ansiosos, e vamos também explicando como funciona a preparação dos mesmos para o antes e pós procedimento – desjejum, por exemplo”, destacou a enfermeira.  

Para o reeducando, Rondineli Abreu Cavalcante, “é de suma importância a coleta, não é porque estamos aqui que não devemos nos cuidar, prevenir doenças.  Eu também gostei da iniciativa e da preocupação dessa equipe, eles estão de parabéns”, disse Rondineli.

Publique um comentário