No último fim de semana, crianças participaram das atividades do “O Pequenino” – projeto desenvolvido pela Umanizzare Gestão Prisional – brincaram de colorir desenhos com lápis de cor, tintas guache, com massa de modelar e carrinhos feitos de papelão e emborrachados confeccionados pelos próprios reeducandos da unidade, entre eles Fábio Pantoja que recebeu orientações de como desenvolver as atividades lúdicas com as crianças.
Todos os finais de semana a Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) recebe os filhos dos internos durante o tempo de visita dos familiares. Com as crianças ocupadas e imersas num ambiente com ações lúdicas e pedagógicas, os pais têm mais tempo para a visita, abrindo oportunidades para melhorar as relações pessoais.
De acordo com a assistente social, Ana Maria Bezerra e a psicóloga Patrícia Mendes, o interno é qualificado para monitorar o projeto junto à equipe da Umanizzare na unidade.
“Utilizamos as atividades lúdicas para que elas tenham a oportunidade de aprender brincando, se distrair e amenizar as tensões geradas no ambiente carcerário”, disse a psicóloga reforçando que, além disso, brincar é sinônimo de aprendizado, pois gera espaço para raciocinar e até para desenvolver a coordenação motora dos pequenos.
Para o reeducando Fábio de Souza Pantoja, além de ter “ajudado” a proporcionar um dia especial para os filhos dos colegas de confinamento, desta vez houve um diferencial, ele pode brincar com a filha que vem pouco há unidade por morar em outra cidade.