Últimas notícias
Notícias

Reeducandos do Puraquequara recebem atividades para fortalecer a saúde mental durante confinamento

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Presos da Unidade Prisional de Puraquequara (UPP) participaram da 6º edição do Grupo Operativo no Espaço Terapêutico, promovido pela Umanizzare Gestão Prisional, com objetivo de promover a interação dos reeducandos, estabelecendo relações que possibilitem uma reflexão ampla sobre aspectos referentes à dignidade, ética, autoestima, respeito por si e pelo outro, valores, liberdade e perspectivas futuras.

De 5 a 26 de fevereiro os internos, pré-selecionados da galeria 7 participaram de dinâmicas de grupo, exibição de vídeo e debates com temas pré-selecionados pelo setor de psicologia da unidade.

Durante as atividades do projeto foram passados aos reeducandos  formas de se apresentar em público (colegas de confinamento), com dinâmica para ver a capacidade de memorização dos participantes. Além de atividades sobre temas como: saúde mental; autocontrole; superação e convivência.  

A psicóloga Alessandra Cabral, explicou que o projeto em grupo do Espaço Terapêutico acontece semanalmente e vem atraindo a atenção dos reeducandos. Segundo ela, através dos debates em grupo, os custodiados apreendem sobre as diversas possibilidades nas tomadas de decisões.

“Eles percebem que tem que avaliar todos os caminhos antes de tomar uma decisão que pode acarretar empecilhos para a continuidade do convívio em sociedade. Além disso, os participantes também ficam mais fortalecidos quanto a autoestima,  ganham o crescimento emocional, autonomia, reforçam o equilíbrio pessoal, intelectual e emocional”, informou a psicóloga.

Publique um comentário