Últimas notícias
CDPM

150 internos fazem exames contra o câncer de próstata

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Aproximadamente 150 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) foram realizados nos reeducandos que cumprem pena  no Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj/ Fechado), Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), Unidade Prisional do Puraquequara e na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI).

O PSA é um exame preventivo contra o câncer de próstata, uma das doenças que mais atinge a população masculina no país. Os testes fazem parte das atividades do Novembro Azul e são realizados em homens acima dos 45 anos pelos médicos e enfermeiros da Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz cogestão em seis unidades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os resultados devem ser entregues até a primeira quinzena de dezembro.

A realização dos exames preventivos junto à população carcerária deve continuar até o final do mês. A empresa também está promovendo outras ações que incluem educação em saúde, palestras jurídicas com o tema: “O direito à saúde”, distribuição de material informativo, do laço azul – símbolo da campanha, e também filmes por meio do projeto Cine Cultura, que desta vez será temático: Homem também se cuida.

Além dos testes realizados, o Projeto “Cine Cultura” reforça prevenção dentro dos presídios exibindo filmes temáticos sobre a doença.

Na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) os internos foram divididos em três turmas e nos dias 23 e 30 irão assistir ao filme 50% , que é baseado em fatos reais.  O longa conta a história de Adam (Joseph Gordon-Levitt) de apenas 27 anos. Um jovem-adulto que descobre um tipo raro de câncer. O problema é que Adam não fumava e não bebia, tornando ainda mais difícil de entender porquê foi aparecer um tumor em sua vida. Para ajudá-lo a enfrentar a doença, Adam conta com a ajuda de seu melhor amigo Kyle (Seth Rogen), a princípio um cara irresponsável, porém, fiel ao seu amigo de sua analista Katherine (Anna Kendrick).

De acordo com a psicóloga Jéssyka Freire, a história é envolvente, prende a atenção dos internos, principalmente por ser baseado em fatos reais, e sensibiliza os reeducandos.  

“O objetivo é mostrar aos custodiados a necessidade de cuidados na saúde física e mental. Trabalhamos as emoções e a autoestima dos internos. As ações também serão estendidas para funcionários e familiares, com o intuito de conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata”.

Novembro Azul – É o mês mundialmente dedicado à conscientização do câncer de próstata, a sexta doença mais comum entre todos os tipos de cânceres existentes, representando 10% do total de diagnósticos da enfermidade.  Entre os homens é o segundo mais comum, atrás apenas do câncer de pele.

Publique um comentário