A celebração da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) e do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM) ocorreu entre os dias 11 e 16 de agosto, com uma série de atividades em comemoração ao Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês.
O cronograma de celebração foi realizado pela Umanizzare, cogestora da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) nas unidades prisionais, para reforçar os laços afetivos entre pais e filhos.
“O pai, além de símbolo de amor incondicional, é uma referência para seus descendentes. No encontro, os reeducandos terão a oportunidade de falar, de compartilhar o sentimento paterno que há dentro deles”, disse a gerente técnica da UPI, Maria Domingas Printes.
Os internos foram acompanhados pelos professores da SEMED e SEDUC na elaboração de poesias para serem premiadas e recitadas por eles aos seus pais. No “Espaço Pequenino”, as crianças puderam fazer desenhos com tinta guache e entregar aos pais junto com o certificado demonstrando seu amor e carinho. Além disso, houve bingo e a distribuição de lembrancinhas confeccionadas pelos próprios internos aos seus familiares, além de um lanche com música.
Para o reeducando, Alan Souza Gonçalves, o melhor da ação foi poder demonstrar através da escrita uma poesia em dedicação ao dia dos pais. Seus versos emocionaram a todos e lhe garantiu o 1º lugar no concurso de poesia, com o tema: “Pai,sou grato”.
Pai, por você sou grato
Isso tudo me leva ao fato
De caminhar sem olhar para trás
Deixou em mim sua imagem
Imagem de um homem trabalhador
Que sempre quis que eu fosse doutor
Mas para isso tudo não dei valor
Como palavras repetidas
De um homem amigo, pacífico
Um homem trabalhador
Que leva a vida com fé e esperança
Me ensinou tudo
Desde criança é minha inspiração
Ele me ensinou a ser capaz
Eu tenho muito orgulho de lhe chamar de PAI.