Os mais de 60 participantes da 18ª edição do curso de “Formação de Agentes de Socialização”, estudaram na segunda semana do mês de julho, a disciplina de radiocomunicação. O curso com carga horária de 8h teve como avaliação a atividade prática de utilização de rádio, avaliação escrita e participação nas aulas.
De acordo com a gerente de RH da Umanizzare, Erika Borges, o objetivo do curso foi de abordar as definições, conceitos e regras no usos e manuseio de rádio de comunicação no sistema prisional. Além de apresentar os conceitos de aprendizados e compreensão da estrutura, tecnologia, sistema de códigos, bem como a capacitação do aluno à operação de rádios comunicadores.
“Nesta ementa, os participantes aprenderam sobre os cuidados na transmissão e recepção por rádio, como citar o código Q, como mencionar os cuidados no manuseio de equipamentos de comunicação, também explicar sobre o Cs da comunicação”, disse a gerente de RH.
Segundo Erika Borges, os participantes puderam identificar o que são ordens diretas, como reconhecer o código fonético internacional e como relacionar algumas das normas internacionais de comunicação.
Metodologia
Erika Borges explica que a metodologia da disciplina será com aulas expositivas com utilização de mídia, apresentação (Data show/computador), além da discussão em grupo. A gerente de RH disse que a avaliação será feita por meio de frequência, participação, comportamento e teste escrito.