Na 18ª edição do curso de “Formação de Agentes de Socialização”, promovido pela Umanizzare Gestão Prisional, os mais de 60 participantes aprendem sobre “Noções Básicas de Inteligência Penitenciária”. O curso que teve carga horária de 4h, aconteceu na quarta-feira (18).
De acordo com a gerente de RH da Umanizzare, Erika Borges, os alunos terão conhecimento sobre os conceitos de sistema de gestão de informação, histórico da informação, histórico da atividade de inteligência penitenciária e influência da inteligência penitenciária na segurança pública do Estado.
“Os participantes vão estudar, ainda, sobre a finalidade e características da atividade de inteligência penitenciária, princípios e valores da atividade de inteligência penitenciária, ramos da atividade de inteligência penitenciária e tipos de inteligência penitenciária”, disse a gerente de RH.
Segundo Erika Borges, os participantes também aprenderão sobre análise e produção de informação, conceito de operação de inteligência, corpo técnico de operação de inteligência, técnicas operacionais e tipo de inteligência penitenciária e conceitos de contra inteligência penitenciária.
Erika Borges explicou que o objetivo geral da disciplina é definir sistema e gestão de informação, relacionar a atividade de inteligência penitenciária com a segurança pública, além de descrever os princípios e valores da atividade de inteligência penitenciária.
Metodologia
Erika Borges explica que a metodologia da disciplina será com aulas expositivas com utilização de mídia, apresentação (Data show/computador), além da discussão em grupo. A gerente de RH disse que a avaliação será feita por meio de frequência, participação, comportamento e teste escrito.