Últimas notícias
Notícias

Projeto Mãos Livres Presos recebem certificados de capacitação profissional

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Participantes também ganham redução de pena pelo trabalho, permanecendo menos tempo na prisão.

A primeira turma de internos do Regime Fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), que participa da oficina de confecção de luminárias a partir de tubos de PVC por meio do projeto “Mãos Livres”, está em fase de conclusão do curso.

Os reeducandos passaram por três semanas de aprendizado técnico para produzir artigos de decoração, com possibilidades de geração renda, assim que ganharem a liberdade. Nos próximos dias, haverá cerimônia de entrega dos certificados.  

De acordo com o gerente técnico da Umanizzare, Valter Sales, o projeto tem como finalidade capacitar, ensinar uma habilidade e tirar o tempo ocioso de quem está em cárcere privado. “ É uma grande oportunidade para o reeducando abrir seu próprio negócio, se tornar um empreendedor e assim garantir seu sustento quando estiver em liberdade. Além disso, enquanto eles estão reclusos, o curso proporciona uma maneira de ganhar dinheiro regularmente, uma vez que os parentes participam das feiras de artesanato pela cidade e conseguem uma renda extra com a venda dos produtos”, explica o gerente.

Ainda segundo Sales, parte do dinheiro arrecadado com as vendas das luminárias é destinada à compra de mais matéria prima para a confecção das peças e outra parte fica para o reeducando e familiares.

“Mãos Livres” – O projeto faz parte da política de qualificação profissional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizado em parceria com a Umanizzare Gestão Prisional, nas prisões do Estado. As ações desenvolvidas para o curso estão focadas na ressocialização por meio do aprendizado de uma profissão. “Além disso, as oficinas no geral têm cumprido vários papéis nas unidades, o comportamento dos internos, por exemplo, melhora muito”, finaliza Sales.

Remição de pena – Os internos voluntários que participam da oficina também ganham remição de pena pelo trabalho, podendo reduzir o tempo de permanência na prisão.  Nas três semanas, espera-se uma redução de quatro dias remidos para cada apenado.

Novas turmas – Nos próximos dias, o Compaj deve abrir seleção para novos voluntários interessados em participar das oficinas de luminárias.

Publique um comentário