Últimas notícias
Notícias

Presos de Itacoatiara recebem orientações sobre saúde bucal

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Projeto “Prevenir para Sorrir” irá abordar temas sobre cáries, dentição, mau hálito, que podem acarretar baixa autoestima.

Com a finalidade de levar informações aos reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) sobre as técnicas corretas de escovação e a importância do flúor para manter a saúde da boca, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Umanizzare Gestão Prisional realizaram, esta semana, palestra educativa sobre escovação e o uso do flúor,  responsável pela reposição do cálcio e fósforo que mantém os dentes resistentes à cárie.

A ação foi realizada para os reeducandos do Pavilhão A, Pavilhão B, Triagem e Enfermaria, totalizando com a participação de 86 reeducandos.  A Palestrante e odontóloga Jucenilda Costa de Oliveira disseram que durante a atividade, foi utilizado um macro modelo para demonstrar a forma correta de escovação, depois os participantes foram para a prática, por meio da escovação supervisionada com aplicação de flúor gel.

“A escovação dental supervisionada visa aprimorar as habilidades do indivíduo no uso da escova, podemos detectar quem está fazendo os movimentos corretos e corrigir quem faz a higienização de forma errada”, explicou a dentista.

O reeducando Eduardo de Souza Lopes disse que essas ações são importantes para que ele possa aprender a cuidar melhor dos dentes, “a gente pensa que é só colocar a pasta e fazer o vai e vem com a escova, na verdade fazia tudo errado. Agora aprendi a fazer a escovação correta e com isso, tenho menos chances de ficar com a boca doente”, falou o reeducando.

A gerente técnica da unidade, Maria Domingas Printes, ressalta que “esses eventos só vêem engrandecer o processo de ressocialização dos reeducandos,” é muito gratificante ver que os intenos já estão multiplicando inclusive as técnicas que aprenderam, eles ensinam uns aos outros a escovar os dentes, mostrando que nosso trabalho está atingindo o objetivo esperado”.

Publique um comentário