Humanizar

Últimas provas para remição de pena nos presídios

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Presos passarão por avaliação oral e observados quanto a organização de ideias, expressão verbal e corporal.

Os internos da Unidade Prisional de Itacoatira (UPI) serão os primeiros a passar pela prova oral do projeto remição de pena pela leitura. A avaliação acontece nesta segunda-feira para aproximadamente 20 presos, naquela unidade.

O exame será realizado pela Escola de Administração Penitenciária (Esap) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), e a co-gestora das unidades prisionais, Umanizzare Gestão Prisional, atendendo recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre atividades educacionais para fins de remição da pena pelo estudo, e a Lei de Execução Penal (LEP).

A gerente técnica da UPI, Maria Domingas Printes, ressalta que a cada obra lida, os participantes que atingirem as notas terão remição de quatro dias da pena aplicada. Os detentos passam por três etapas do projeto para alcançarem o direito: a entrega do livro,  prova escrita e por últimos a prova oral.

Letras que Libertam – Até o final do mês de março, outros 80 internos do do regime fechado nas unidades co-administradas pela Umanizzare  também deverão passar  pela prova oral.  De acordo com o coordenador regional da Umanizzare, Valter Sales, todos os profissionais envolvidos no projeto foram surpreendidos pela desenvoltura, o entusiasmo e a dedicação dos reeducandos.

“Muitos internos mostram os melhores e mais ternos sentimentos. Alguns se emocionam com os livros lidos, outros contam as próprias experiências”, avaliou o  coordenador da Umanizzare.

Seguindo o cronograma, ainda, está semana, detentos passarão pelas avaliações orais na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e da Penitenciária Feminina de Manaus (PFM).  Os resultados das avaliações devem sair no primeiro semestre deste ano.

Publique um comentário