Humanizar

Reeducandos da UPI celebram Dia do Coração com palestras e realização de exame

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Sociedade Brasileira de Hipertensão destaca a importância de manter a pressão sob controle, evitando doenças cardiovasculares. Orientadas por esta informação, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare promoveram uma ação em celebração ao Dia Mundial do Coração na da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) no dia 29 de setembro.

A enfermeira da unidade prisional, Elinilma Martins, palestrou sobre o tema e buscou sensibilizar os reeducandos para a importância do cuidado com a saúde do coração. A profissional destacou a importância da mudança de hábitos, salientando que o coração é fonte de energia para todo o corpo, e conclamou a todos a manterem vigilância permanente sobre o corpo.

“Pequenas e simples mudanças bastam para ter as baterias recarregadas, o que faz toda diferença para o coração. Respeitar o coração começa por conhecer os riscos e assegurar que sabe de todos os teus ”números”. É preciso ver como está o colesterol, o açúcar no sangue, o peso e a pressão arterial. Ver tudo isso é poder conhecer o teu risco e dá energia à tua vida”, defendeu a palestrante.

Atendendo ao convite da enfermeira, reeducandos dos pavilhões A e B realizaram a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, peso e houve também solicitação de exames de rotina (colesterol, triglicérides, glicemia) para averiguar possíveis alterações e realizar controle e tratamento. O saldo do dia foi a participação 94 reeducandos que realizaram peso e aferição de pressão, 25 testes de glicemia e oito solicitações de exames de rotina.

A equipe contou com o apoio dos Agentes Promotores de Saúde: Genival da Costa Farias, Fábio de Souza Pantoja (Pav B), Marcos Willyan Fernandes Dos Santos, Jonathan Edwards De Oliveira Ferreira (Pav A), da odontóloga da unidade, Jucenilda Costa De Oliveira, TSB Fernanda Costa de Azevedo, e do técnico de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Rosinaldo Correia Alencar.

Publique um comentário