Últimas notícias
CDPF

Resgate Pela Leitura ajuda reeducandas no CDPF

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

A Umanizare promoveu a 6ª edição/2020 do projeto, Remição Pela Leitura no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF). O objetivo da atividade é dar continuidade, como parte da dinâmica prisional, ao incentivo do hábito da leitura como forma de conhecimento, favorecendo a mudança de comportamento por meio da ocupação por uma atividade educacional, além de ajudar as reeducandas a assumir uma responsabilidade com prazos e com a qualidade de sua produção.

A atividade foi desenvolvida pelo setor de psicologia, representada pela psicóloga da unidade, Ana Paula Nogueira Pereira e com o apoio da Gerência de Unidade, do Operacional e o Apoio de Projetos.

A metodologia aplicada no projeto é dividida em duas etapas: no início do mês são distribuídas as obras literárias para as reeducandas residentes do Pavilhão 1, 3, anexo e corredor e no final do mês, são aplicadas as provas finais.

As 25 reeducandas participantes apresentaram o teor da obra literária sugerida e se identificaram com a atividade, além de apresentarem comportamento adequado e discurso coerente com a proposta. Aquelas que foram aprovadas receberam a orientação para dar continuidade na atividade na próxima edição, uma vez que obtiveram desempenho satisfatório. A reeducanda, Maria Renata Reis Lopes, partilhou a alegria em participar do projeto: “Estou aproveitando todas as atividades oferecidas pela Unidade, já participei dos cursos profissionalizantes e agora estou na Remição Pela Leitura. A leitura me mostrou muitas coisas, e fico feliz por isso”.

A Psicóloga da Unidade pontuou a satisfação de vivenciar os novos conceitos sendo implantados às reeducandas. “Conseguimos ver que por meio da leitura, muitas desenvolveram melhoria na escrita, bem como, fortaleceram o hábito de ler e desenvolveram o crescimento intelectual”.

Publique um comentário