Presas do Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), participaram nesta quarta-feira (8), de uma rodada de conversa no projeto “Cine Cultura”. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a cogestora das unidades prisionais no Amazonas, Umanizzare Gestão Prisional Privada.
De acordo com Sheryde Karoline, erente técnica da Umanizzare, após assistir os filmes, as reeducandas passam por um momento de interação, em uma roda de conversa, como processo de orientação para o retorno à sociedade.
“Outra finalidade do projeto é quebrar a monotonia do dia a dia e proporcionar uma reflexão entre os reeducandos após cada exibição”, disse a gerente técnica.
Sheryde Karoline disse que, com as sessões de cinema, pode se perceber que as reeducandas refletem sobre o tema e o desejo de outra vida após o cumprimento da pena. Segundo a gerente, com o projeto Cine Cultura, se conseguiu diminuir significativamente ocorrências truculentas dentro dos presídios.
“Todos os filmes selecionados têm situações que, de uma forma ou de outra, podem ser usadas para trabalhar mudanças de atitudes e de comportamento que venham a beneficiar as relações interpessoais, bem como despertar em cada reeducanda, motivações que possam cultivar mudanças em sua vida”, disse Sheryde.