Últimas notícias
Notícias

Detentos do Amazonas concluem ano letivo nas unidades prisionais

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

466 presos concluíram os estudos em alfabetização, ensino fundamental e médio, em 2017

Lágrimas, sorrisos e muita satisfação no olhar dos alunos, professores e das demais pessoas que tornam a educação possível nos presídios do Amazonas. Nesse cenário, foi realizado, nesta semana, o encerramento do ano letivo 2017, nas unidades prisionais para alfabetização, ensino fundamental e médio.

As aulas são ministradas pelos profissionais da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a co-gestora das unidades prisionais Umanizzare Gestão Prisional Privada. Entre as atividades desenvolvidas, os internos recebem aulas diárias de Ciências Humanas, Exatas, Tecnológicas, Biológicas e de Redação.

 

 

Em 2017, 466 detentos do Amazonas participaram do ano letivo, sendo destes 367 homens e 99 mulheres.

Para o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, os incentivos na área de educação são fundamentais para o desempenho intelectual e para o bom comportamento dos presos.

“Hoje estamos colhendo os frutos desse trabalho e no ano que vem vamos continuar. Sabemos que qualquer projeto de ressocialização só funciona se todos estiverem comprometidos, principalmente a direção das unidades prisionais. Muitos aqui só precisam de uma oportunidade, através do estudo e do trabalho”, disse o secretário.

Ressocialização – Durante a cerimônia, os detentos receberam brindes de final de ano homenagens de reconhecimento foram feitas aos educadores pelo trabalho desenvolvido e também  e pelas histórias de superação de alguns internos.

De acordo com a gerente técnica da Umanizzare, da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), Maria Domingas Printes, o trabalho de ressocialização é feito com muita dedicação para que todos os reeducandos concluam  o ano com êxito.

“É preciso agradecer a todos os parceiros que contribuíram na realização das atividades para a ressocialização dos apenados. É importante ressaltar também, que mesmo comemorando o encerramento deste ano, eles já estão se voluntariando para o ano letivo de 2018 e isso é muito gratificante”, agradeceu Domingas.

Publique um comentário