Últimas notícias
CDPM

População carcerária do CDPM recebe mais de 4 mil atendimentos no mês de novembro

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

A população carcerária do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM) recebeu no mês de novembro, um total de 4.640 atendimentos técnicos, relacionados à assistência jurídica, social, odontológico, educação física, enfermaria, médico psiquiatra, clínico e psicológico.

O serviço é promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a co-gestora das unidades prisionais, a Umanizzare Gestão Prisional.

De acordo com o gerente técnico do CDPM, Alexandre Santos, foram realizados 508 atendimentos jurídicos, 1.377 sociais,    772 odontológicos, 188 físicos, 1.331 de enfermaria, 22 atendimentos com o médico psiquiatra, 178 atendimentos médicos clínicos e 264 psicológicos, totalizando 4.640 atendimentos durante o mês de novembro.

*Atendimentos*

O mês de novembro também foi data do novembro azul. Segundo o gerente técnico do CDPM, o evento foi uma atividade pontual realizada com reeducandos e seus familiares, com entrega de kit’s de higiene pessoal para as pessoas que tiveram liberdade privada. “Ao final das palestras foi oferecido um coffee break, esta atividade foi realizada em cinco etapas”, comenta o gerente.

Alessandre Santos disse que a atividade em saúde bucal foi realizada no dia 8 de novembro, no Centro de Recebimento de Triagem (CRT), com a participação dos seguintes profissionais: Ruy Filipe dos Santos Barros – Cirurgião Dentista, Idaléia Glória – ASB, e a psicóloga Josiane Paulino.

“Participaram da palestra cerca de 25 reeducandos, que teve como tema principal os cuidados com a higiene oral, onde foi abordado a doença cárie e doença periodontais, origem e prevenção, além de técnicas de escovação e distribuição de kits de higiene oral com escova, creme dental”, comenta.

O gerente técnico explica que o objetivo da atividade foi conscientizar os reeducandos da importância da higiene oral e a sua relação com a saúde em geral. Ao final da palestra, os reeducandos fizeram questionamentos em relação ao tema, e om mesmos foram esclarecidos pelos profissionais.

*Cine Cultura*

Alexandre Santos conta que o Cine Cultura é uma atividade realizada semanalmente com os 20 reeducandos da Enfermaria Psiquiátrica, todas as sextas-feiras. O gerente técnico conta que no mês de novembro as sessões foram realizadas nos dias 3, 10, 17 e 24.

“Os filmes apresentados levam os reeducandos à reflexão acerca de temas variados, após o filme o filme é proporcionado um momento para que todos possam expressar seus sentimentos e opiniões”, explicou o gerente técnico do CDPM.

Publique um comentário