Durante as quintas-feiras do mês de fevereiro de 2020, os familiares dos reeducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara realizaram o cadastro de visitantes e participaram de atividades do Projeto do Planejamento Familiar.
O objetivo principal do Planejamento Familiar é assegurar que os internos e suas esposas tenham acesso a informação necessária para uma vivência sexual de forma segura e saudável. Para Izane Muniz Palheta, irmã do reeducando Josiney Nus, é importante receber estas informações, já que as mesmas auxiliam na prevenção contra uma gravidez não desejada e na orientação sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Ainda sobre a importância do planejamento familiar, a assistente social Ana Maria Lima Bezerra aborda sobre o poder de levar informações para o planejamento de uma família e os métodos eficazes para evitar doenças. Por isso, ao final é entregue um kit de higiene (3 pacotes de preservativos feminino e masculino, 1 sabonete íntimo e 1 toalha de rosto). Na ocasião, 14 familiares estiveram presentes.