Dia 20 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. O principal foco da data é alertar o público jovem sobre os prejuízos que as substâncias trazem ao corpo e à vida em sociedade. A Umanizzare realizou duas palestras sobre o assunto na Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) e no Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF). Na ocasião, ao total 75 reeducandas tiveram acesso às informações.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência de drogas licitas ou ilícitas é uma doença. O uso dessas substâncias é um problema de saúde pública, que preocupa nações do mundo inteiro. Em 2019, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) divulgou um relatório do qual constava a informação de que 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos decorrentes do uso de drogas no mundo.
No CDPF, o enfermeiro da unidade Anderson Viana esteve presente e afirma: “A iniciativa foi importante, pois o consumo de drogas e álcool é uma constante na vida das internas. Com as informações passadas durante a ação, foram abordados todos os malefícios que esse tipo de vício ocasiona no organismo humano. ”
Por se tratar de um problema que pode afetar qualquer um, é importante lutar contra ele, falando sobre o tema. Nas palestras, as reeducandas puderam interagir entre si e relataram algumas situações vivenciadas.