A Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI), distante 176 quilômetros de Manaus, está participando da 2ª Amostra de Artesanato, com produtos confeccionados por Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), na sede do fórum de Justiça no município. A exposição encerra nesta sexta-feira (13) e conta com o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado (MPE).
Aberta ao público, a amostra acontece das 8h às 14h, e tem como finalidade exibir os produtos feitos manualmente por 25 internos, entre homens e mulheres, que participaram dos cursos “Artesanato em Vime” e “Costurando a Liberdade”. As atividades foram oferecidas pela Umanizzare Gestão Prisional, empresa cogestora de cinco presídios da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Sabonetes caseiros, cestos feitos de vime, tapetes de crochê e almofadas de tamanhos e cores variadas são alguns dos produtos expostos na amostra.
O diretor da unidade, Antônio Cordeiro, diz que a atividade é como uma terapia ocupacional para os internos e que eventos como esse contribuem para a ressocialização deles. “É interessante para a população de fora ver que os reeducandos têm condições de produzir coisas boas no mundo”, finaliza.
Remição da pena – Os apenados que participaram dos cursos artesanais recebem o direito à remição de um dia da pena a cada 12 horas de frequência escolar, conforme o artigo 126 da Lei de Execuções Penais (LEP).