“Herpes Labial” foi tema de palestra promovida nesta semana, pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional, por meio do projeto de saúde bucal “Prevenir Para Sorrir, para as reeducandas do Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF).
De acordo com a dentista, Simone Negreiros, a ação tem como finalidade levar ao conhecimentos das internas algumas patologias que acometem a cavidade oral como a Herpes – uma infecção viral e contagiosa nos lábios, bocas e gengivas e que não há cura, porém quando tratada corretamente o paciente pode viver sem complicações.
Ela também destacou durante a palestra, que muitas das doenças da boca estão relacionadas diretamente com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.
Trinta e seis custodiadas participaram da atividade e foram orientadas também quanto a não compartilhar objetos pessoais para minimizar o risco de disseminação. Houve uma dinâmica de perguntas e respostas com sorteios de brindes para a equipe vencedora.
De acordo com a assistente social, Graciete Guedes de Oliveira, que também contribuiu para com a atividade, é necessário que as reeducandas entendam o significado da ação proposta para que possam identificar qualquer anormalidade e assim procurar um cirurgião – dentista ou médico, para o tratamento de qualquer patologia bucal.
“Não só para tratar, na verdade queremos que elas saibam que possuem toda uma assistência de saúde aqui dentro em caráter curativo e preventivo”, ressaltou a assistente social.