Com o objetivo levar o conhecimento e promover ações de promoção, prevenção e melhora nas ações curativas dentro do sistema carcerário, presos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) receberam palestras sobre promoção de saúde. O curso aconteceu por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Umanizzare Gestão Prisional.
O curso atende a Portaria Interministerial nº 1.777, de 09 de setembro de 2003, que institui no Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário a figura do Agente Promotor de Saúde dentro do Sistema Prisional, que equivale ao Agente Comunitário de Saúde, a fim de atuarem junto à População Carcerária orientando a outros reeducandos.
Os promotores de saúde atuam informando sobre as principais doenças que atingem a população penitenciária e colaborando na identificação de padrões para posteriormente fazer encaminhamento ao setor de saúde.
Na segunda-feira (12), houve a capacitação dos agentes referente a escovação correta dos dentes, dando importância sobre o combate contra cáries e outras doenças bucais.
Três internos aprenderam que usar o fio dental e escovar os dentes são aspectos fundamentais do cuidado bucal e é importante seguir a técnica adequada. Que usando as técnicas corretas de escovação e usar o fio dental diariamente, ajudará a promover a saúde bucal em longo prazo.
Os reeducados apreenderam, ainda, que o fio dental assegura a limpeza de resíduos que ficam depositados no dentes que a escova não alcança e que outro elemento que complementa o cuidado oral é a escovação da língua.
Para o reeducando Mebeson Bessa Prado, “este projeto é ótimo para eu aprender mais e poder ajudar o corpo técnico em qualquer urgência no pavilhão”, disse.