Nos próximos dias será dado o pontapé inicial para a Copa dos Campeões no sistema penal do Amazonas, competição de futsal realizada Umanizzare Gestão Prisional, empresa que faz cogestão em seis unidades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
A primeira unidade onde a bola vai rolar será no Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM). O campeonato deve movimentar mais de 400 detentos, entre jogadores e torcedores, fortalecendo as ações coletivas e o espírito de equipe, com repercussão direta na interação e ressocialização dos internos.
No total, 16 times, representados pelos reeducandos dos pavilhões 1,3,4,5 e 6 do CDPM irão disputar o semanalmente as partidas de futsal, cuja a final está prevista para acontecer em dezembro. As partidas ocorrem entre os pavilhões, o que aumenta a vontade dos jogadores em participar e levantar a taça de melhor time dentro da unidade.
Segundo o professor de educação física do CDPM, Alárick Rebouças, o mais importante prêmio é o retorno positivo e respeito mútuo que o torneiro consegue obter com os reeducandos após realização de cada atividade, como o fortalecimento do espírito de equipe, em que as regras do respeito e tolerância devem prevalecer.
“Além fortalecer as ações coletivas, com repercussão direta na interação e ressocialização do interno, com o torneio alcançamos outros objetivos como a prevenção de doenças, controle de peso prazer e bem estar, que tem relação direta com a saúde física e mental dos custodiados“, ressalta o professor.
No Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj – fechado), na Unidade Prisional de Itacoatiara e no Instituto Antônio Trindade (Ipat), a fase é de seleção de jogadores e as competições devem começar até o final deste mês.
A Copa dos Campeões segue o cronograma de atividades esportivas traçada pela equipe da Umanizzare que irá promover também em paralelo ao torneiro, competições de dominó, xadrez, dama e tênis.