Reeducandas da Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) assistiram nesta terça-feira (14), o filme “Tempos Modernos”, dentro do “Projeto Cine Cultura”. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a cogestora das unidades prisionais no Amazonas, Umanizzare Gestão Prisional Privada.
De acordo com a assistente social da Unidade, Jaqueline Lima, além de promover um momento de interação entre as reeducandas, outra finalidade do projeto é quebrar a monotonia do dia a dia e proporcionar uma reflexão entre os reeducandos após cada exibição.
“Após assistir os filmes, as reeducandas passam por um momento de interação, em uma roda de conversa, como processo de orientação para o retorno à sociedade”, disse a assistente social.
Jaqueline Lima disse que, com as sessões de cinema, pode se perceber que as reeducandas refletem sobre o tema e o desejo de outra vida após o cumprimento da pena. Segundo a assistente social, com o projeto Cine Cultura, se conseguiu diminuir significativamente ocorrências truculentas dentro dos presídios.
Filme
O filme “Tempos Modernos” mostra a vida de operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da produção artesanal, para a produção em série. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores.
Chaplin vivia o personagem Carlitos, em que era trabalhador em uma grande indústria, fazia em seu trabalho sempre a mesma coisa, diferente dos dias de hoje em que o mercado de trabalho quer profissionais polivalentes, mesmo realizando sempre a mesma atividade, pois é exigido que esse profissional conheça o produto final e outras diversas atividades dentro da indústria.