A disciplina de “Gerenciamento de Crise”, foi tema trabalhado pelos mais de 60 participantes da 18ª edição do curso de “Formação de Agentes de Socialização”, promovido pela Umanizzare Gestão Prisional. O curso teve carga horária de 8h e os participantes aprenderam sobre o conceito e o gerenciamento de crise.
De acordo com a gerente de RH da Umanizzare, Erika Borges, os participantes aprenderam, ainda, sobre exemplos de crise, características de crise, doutrina de gerenciamento de crise, critérios de ação, classificação dos graus de risco e critérios de ação.
“Os alunos participantes aprenderam, também, sobre o dimensionamento das crises, as fases de gerenciamento, resposta imediata, operação e organização de posto de comando, localização, além do acesso a distribuição de tarefas”, disse a gerente de RH.
Erika Borges explicou que os participantes aprendem ainda sobre os elementos operacionais essenciais, organização de posto de comando, planejamento e condução, o processo de negociação, condutas importantes, uso de técnicas letais, alternativas táticas, invasão tática e resolução do conflito.
Erika Borges explicou que o objetivo geral da disciplina foi oferecer aos participantes o conhecimento sobre os procedimentos de gerenciamento de crise, para atuar na prevenção de situações críticas no ambiente carcerário, além de capacitar tecnicamente os candidatos a agentes e gerenciar as ocorrências de alto risco, priorizando salvar vidas e aplicar a lei de estabelecer a ordem.
Metodologia
Erika Borges explica que a metodologia da disciplina foi com aulas expositivas com utilização de mídia, apresentação (Data show/computador), além da discussão em grupo. A gerente de RH disse que a avaliação foi feita por meio de frequência, participação, comportamento e teste escrito.