Umanizzare realiza atividades esportivas, para fortalecer o espírito de equipe entre os internos do sistema penitenciário.
Internos dos pavilhões A e B, do Instituto Antônio Trindade (Ipat), participam de torneio de futsal. O evento esportivo está movimentando mais de 100 detentos divididos em 16 times e vem sendo realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a cogestora das unidades prisionais, a Umanizzare Gestão Prisional.
Segundo o professor de educação física George Batista, o torneio é dividido por chaves e classificatório, quem perder está fora. O time vencedor receberá troféu e medalhas.
“O esporte, por meio do torneio de futsal promove saúde e de solidariedade entre os participantes, pois melhora a circulação do sangue, ajuda na queima de calorias e na liberação de suor e ainda conseguimos trabalhar o autocontrole e o respeito entre os reeducandos”, afirma o professor.
Batista informa que alguns jogos são apitados pelos próprios reeducandos, que conhecem as regras do futsal. O torneio de futsal no Ipat, conforme o cronograma de atividades esportivas traçada pela equipe da Umanizzare acontecerá uma vez por mês, alternando entre os torneios de dominó, xadrez e dama.
Bola Rolando – Além do Ipat, a bola também está rolando no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj – regime fechado) e, nos próximos dias, deve ser inserido nas outras unidades do sistema penal do Amazonas.