Reenducandos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) concluíram nesta segunda-feira (27), mais uma etapa do projeto remição pela leitura. O projeto atende à Recomendação nº 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – que dispõe sobre atividades educacionais para fins de remição da pena pelo estudo – e à Lei de Execução Penal (LEP).
De acordo com a gerente técnica da UPI, Maria Domingas Printes do Carmo, a avaliação escrita com os reeducandos aconteceu na última sexta-feira (23) e a avalição oral aconteceu nesta segunda-feira (27). O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a co-gestora das unidades prisionais, a Umanizzare Gestão Prisional.
“Tínhamos vaga para 20 reeducandos, mas, hoje fizemos avaliação de 15 pessoas. Ficamos felizes quando eles buscam a leitura ou qualquer outra atividade, nossos profissionais se dedicam e observamos o retorno dessa dedicação”, argumentou a gerente técnica.
Domingas Printes conta que conclui o trabalho com o sentimento de dever cumprido. “Uma vez que se executa um projeto, houve, uma pesquisa, elaboração e planejamento para então chegar a uma execução. São etapas pensadas milimetricamente. Sempre costumo dizer: se nós não acreditarmos no que estamos fazendo, é melhor não continuar no sistema prisional, porque nada vai dar certo. Tem que ter amor.”, afirma.