Últimas notícias
Notícias

Reeducandos constroem casas coletoras de livro para projeto de leitura

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Reeducandos do regime fechado, do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Fechado), são os responsáveis por criar e dar forma a 15 casas coletoras de madeira, que serão colocadas em lugares estratégicos na capital amazonense para recolher livros que serão utilizados em projetos de leitura, dentro dos presídios do Amazonas. Ao todo seis internos que participam do “Projeto Mãos Livres” são os artistas envolvidos na fabricação dos objetos.

O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) em parceria com a co-gestora das unidades prisionais, a Umanizzare Gestão Prisional.

Com os livros, os reeducandos poderão participar do projeto de remição pela leitura nas unidades prisionais, conforme explicou o gerente técnico do Compaj Fechado, Antônio Valdecir.

Segundo ele, o projeto atende à recomendação nº 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – que dispõe sobre atividades educacionais para fins de remição da pena pelo estudo – e à Lei de Execução Penal (LEP).

“Seis casas já foram entregues para o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), que está promovendo um trabalho em parceria com as unidades prisionais para arrecadar livros para o Projeto Letras da Liberdade, que visa reestruturar as bibliotecas e o acervo de livros”, conta Antônio.

Outras casas coletoras estão sendo finalizadas, segundo ele, os reeducandos estão finalizando o processo de pintura dos objetos.

Publique um comentário