Últimas notícias
CDPM

Centro de Detenção em Manaus exibe sessões de cinema para internos

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Iniciativa da Umanizzare Gestão Prisional, projeto Cine Cultura traz filmes de conteúdos selecionados para entreter e gerar reflexão.

Quebrar a monotonia com cultura e reflexão pessoal e social: este é um dos objetivos do Cine Cultura, projeto de exibição de filmes realizado pela equipe técnica da Umanizzare Gestão Prisional no Centro de Detenção Provisória Masculino em Manaus (CDPM). Mergulhados em histórias alheias, os reeducandos têm a oportunidade de refletir sobre sua própria história e pensar novas alternativas de vida após o cumprimento da pena.

As sessões na unidade são sempre realizadas às sextas-feiras. Em junho, foram exibidos filmes como Meu amigo o Dragão, que realça o valor de amizade e que conduz à lógica de que cada um, por mais diferente que seja, tem seu valor. O Regresso e A Lenda de Tarzan também estavam entre os filmes assistidos, com histórias de coragem, amor e justiça. A escolha das exibições é realizada cuidadosamente, pois os filmes devem trazer conteúdos edificantes e/ou com alguma moral que contribua com a ressocialização e convivência em harmonia.

O reeducando R.M., paciente da enfermaria psiquiátrica, assistiu aos filmes do Cine Cultura e afirma que o projeto une o útil ao agradável, pois não apenas entretém, mas é também uma atividade terapêutica. “É um momento de lazer, é prazeroso e ajuda a atenuar a sensação de cárcere. Além disso, os filmes nos inspiram e nos fazem refletir sobre a vida”, conta, ressaltando que o projeto possibilita aprendizado com as situações vividas pelos personagens e estimula a superação.

Publique um comentário