Foram encerradas no dia 18 de fevereiro as atividades do curso de Formação de Agentes de Socialização, promovido pela Secretaria de Administração Penitenciaria (Seap) em parceria com a Umanizzare, com a entrega dos certificados a 99 alunos. O curso, iniciado no dia 04 de janeiro de 2016 na Escola Penitenciaria (ESAP), contou inicialmente com 108 alunos no primeiro dia de aula, 72 homens e 36 mulheres, divididos em duas turmas mistas.
O encerramento do curso aconteceu no auditório da sede da Seap, onde estiveram presentes o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, o coordenador Sistema Penitenciário (Cosipe), major Lima Júnior, a diretora da escola Penitenciaria, Sonia Cabral e a pedagoga Esap, Lena Mara, além da equipe da Umanizzare, o gerente regional Ronny Rezende, os coordenadores operacionais, Lanalbert Obando e Cicero Jose e a psicóloga Cristiane Rocha Valois Coelho.
Na ocasião, o secretário Pedro Florêncio realizou a entrega dos certificados e ressaltou a importância da preparação desses profissionais e da necessidade dos mesmos estarem comprometidos para a melhoria do sistema prisional. “Vocês (agentes) precisam ter em mente que para ser bem desempenhada qualquer função exige o melhor de vocês”, destacou. A diretora da Esap, Sônia Cabral, salientou que a participação da escola é fundamental para que os novos e futuros agentes sejam formados conforme as diretrizes do Governo do Amazonas. “Nós temos diretrizes que precisam ser repassadas. A parceria com a Umanizzare facilita a realização do curso e nós entramos com o conteúdo para realizar esta formação”, explicou.
O curso, com carga horária de 140 horas, foi composto por aulas práticas e teóricas com o objetivo de capacitar os profissionais para um bom desempenho da função de agente de socialização nas unidades prisionais que forem designados. Entre as disciplinas do curso: Relações Interpessoais, Segurança no trabalho, Noções de Psicopatologia, Tratamento Penitenciário, Noções da Lep, Ética Profissional, Prevenção e combate a incêndio, Defesa Pessoal, Sistema de CFTV, Primeiro Socorros, Procedimento Administrativo Operacional, Direitos Humanos na Execução da Pena, Gerenciamento de Crise, Radio Comunicação, Inteligência Penitenciaria, Introdução a Saúde no Sistema Prisional, Procedimentos Operacionais Padrão e Monitoramento.
Comments are closed.