A Umanizzare Gestão Prisional promove mais um projeto visando a ressocialização dos internos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG). Idealizado pela Umanizzare e Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins, o projeto Mãos Livres proporciona aos internos integração com a arte através da prática da pintura.
Além de promover melhoria da qualidade de vida, a atividade cultural incentiva o desenvolvimento de habilidades, a coordenação motora e a socialização entre os reeducandos. O projeto também é um resgate de autoestima, que estimula a criatividade e talento dos detentos participantes.
A atividade foi monitorada pelo diretor da UTPBG, elaborado pela gerente técnica da Umanizzare Maria José Costa, e executado pela coordenadora de projetos da UTPBG, Mônica Ferreira. O Mãos Livres será iniciado com os reeducandos do pavilhão A da unidade, e, para viabilizar o seu início, contou com doação de materiais necessários do presidente do curso de Direitos Humanos de Araguaína, Ozires Moura. A manutenção do projeto, por sua vez, será financiada pelas obras vendidas.