No mês de novembro, que é mundialmente dedicado à conscientização do câncer de próstata, a Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins e a Umanizzare Gestão Prisional promoveram na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) e na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) unidades geridas pela empresa no Tocantins, atividades relativas ao Novembro Azul.
A UTPBG recebeu ações que incluíam educação em saúde, discussão sobre estigmas relacionados aos exames de detecção do câncer de próstata e distribuição de material educativo e distribuição do laço azul símbolo da campanha. A realização de exames de PSA Total foi adiada pela Secretária Municipal de Saúde de Araguaína devido a impasses internos, porém, assim que regularizada a situação, os reeducandos terão acesso aos exames.
Já na CPP de Palmas as atividades da campanha foram realizadas em parceria com a equipe de saúde do homem da Secretaria de Saúde do Estado, com palestra para os reeducandos acima de 40 anos. Durante o evento, os internos foram conscientizados sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde em geral. Para complementar a ação, a médica da CPPP também solicitou a coleta de sangue de todos os participantes para a realização do exame que detecta o câncer.
A Umanizzare, responsável pela execução das ações nas unidades, reforçou a importância da promoção da campanha, ressaltando a preocupação da empresa em promover bem-estar físico e social dos reeducandos. O movimento do Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003. No Brasil, a data foi criada pelo Instituto Lado a Lado com a Vida, com o objetivo de romper o preconceito masculino de ir ao médico, e se necessário, fazer o exame de toque.
Comments are closed.