A Umanizzare

A Umanizzare Gestão Prisional é a maior empresa de gestão de presídios da América Latina e referência mundial em soluções estratégicas para um sistema penitenciário imerso em diversos níveis de complexidades. Focada no desenvolvimento integral dos reeducandos, a empresa funde profissionalismo, técnica e profundo senso de solidariedade humana na administração das unidades prisionais, alcançando excelentes resultados em termos quantitativos e qualitativos.

A reconhecida eficiência na prestação dos serviços é expressão direta de um modelo de gestão que busca materializar o conjunto de ações previstas na Lei de Execução Penal, parâmetro de todos os programas e projetos desenvolvidos nas unidades prisionais sob cogestão da Umanizzare. A empresa consolidou um modelo administrativo eficaz, aliando organização interna a um alto padrão de profissionalismo, constituindo equipes com foco permanente na ressocialização dos reeducandos.

Neste exercício diário para efetiva transformação de vidas, a Umanizzare cultiva valores como ética, dignidade, aprendizado, capacitação, valorização da vida e humanização das relações internas. Mais que cuidar de patrimônio – uma tarefa que cumpre com absoluto zelo –, a Umanizzare se desdobra para oferecer qualidade de vida e acesso às oportunidades para efetiva reinserção dos indivíduos na sociedade – com permanente assistência jurídica, social, psicológica, médica, esportiva e educacional.

A Umanizzare tem uma política de investimentos permanentes em conteúdo tecnológico, adquirindo equipamento de última geração e criando parcerias para desenvolvimento de softwares com um corpo altamente qualificado em tecnologia da informação – tudo para aprimoramento da gestão, com repercussão positiva na vida de milhares de pessoas, dos reeducandos, seus familiares e na própria sociedade. Com tecnologia moderna, a Umanizzare operacionaliza as mais diversas áreas do sistema: assistência médica, jurídica, social, psicológica, odontológica, esportiva, ocupacional, religiosa e profissionalizante.

A Umanizzare é diretamente responsável pela transformação inovadora do mercado de gestão de presídios no Brasil e na América Latina. Projeta-se no cenário internacional justamente porque implementa uma política séria de remição de penas, o que impacta positivamente inclusive na forma de convivência dos internos. São experiências de sucesso que resultam da marca maior da empresa – humanizar as relações humanas – e da responsabilidade de uma equipe altamente comprometida com o ser humano em suas múltiplas dimensões.
Resgatar vidas para um Brasil melhor: eis a missão da Umanizzare.

Objetivos estratégicos

Propósito

Prover sistemas prisionais e socioeducativos de serviços complementares, executados com foco na excelência e com resultados na ressocialização e no desenvolvimento humano.

Realidade futura

Ser reconhecida como referência internacional pelos resultados positivos na prestação de serviços especializados para o sistema prisional e socioeducativo brasileiro.

#SomosUmanizzare

A Umanizzare Gestão Prisional consolida um modelo de gestão de pessoas atrelado à capacitação e valorização do profissional. A ideia desses dois alicerces é manter os colaboradores alinhados e integrados aos desafios da empresa.

Para tanto, a empresa investe em treinamentos motivacionais, o que traz resultados positivos para a sinergia da equipe, o clima de trabalho e a intensa rotina do sistema prisional.

A Umanizzare valoriza e reconhece seus colaboradores e acredita que o desenvolvimento e a motivação das pessoas são fundamentais em suas unidades prisionais. Acredita também que uma empresa de serviço sem pessoas não tem resultados, que o produto final vem da motivação e do compromisso de cada um e que esse é o alicerce para os melhores resultados.

Com base nos princípios de gestão e governança corporativa, a Umanizzare tem constituído uma cultura integrada entre todas as áreas da empresa, visando unir esforços para a excelência dos resultados e com uma equipe altamente eficaz para potencializar os programas e projetos indispensáveis à política de ressocialização.

Nesse sentido, a missão da área de Recursos Humanos da Umanizzare é mostrar aos seus colaboradores que é possível a ressocialização do indivíduo privado de liberdade. Essa cultura é disseminada por meio de treinamentos, instruções, direcionamentos e orientações nos programas de desenvolvimento e capacitação.

Qualificação e desenvolvimento

A Umanizzare preza pelo profissionalismo. Por isso, promove programas de desenvolvimento e qualificação para seus colaboradores, atrelados ao negócio da empresa. Com o escopo sólido e bem definido, a área de Recursos Humanos oferece periodicamente palestras, treinamentos e workshops, a fim de estimular os aspectos comportamentais coerentes com os objetivos da empresa.

Os programas de desenvolvimento comportamental da Umanizzare, visam estimular em seus colaboradores as competências essenciais para que saibam lidar com as adversidades e o dinamismo do universo do sistema prisional.

Qualificação e segurança

Além da formação contínua, os colaboradores são treinados para reagir em caso de princípio de incêndio, aprendendo sobre o uso dos extintores e hidrantes, esguichos reguláveis e de jato direto. Também são orientados sobre procedimentos de primeiros socorros, mobilização de vítimas, fratura exposta, hemorragia interna e externa, e transporte de vítimas em prancha de primeiros socorros.

Indicadores e resultados

A Umanizzare notabiliza-se na gestão prisional graças ao volume e à eficiência das ações que realiza nas diversas unidades que administra e cujos resultados são bastante conhecidos e reconhecidos. Cada meta estabelecida é cumprida com zelo porque a empresa tem um método transparente de relação com seus colaboradores e com a sociedade. Todo mês, são realizadas reuniões de avaliação de desempenho, com apresentação de indicadores e planejamento de novas ações.

Transparência e diálogo permanente são responsáveis diretos pela principal façanha administrativa da Umanizzare: garantir a sustentabilidade de cada projeto. Cada colaborador conhece os fluxos operacionais de todas as unidades, constituindo uma linguagem comum e unidade de ação, o que habilita os coordenadores de programas e projetos a articularem parcerias com diversas entidades, sejam públicas ou privadas.

A autoavaliação coletiva dos colaboradores de cada unidade, a partir dos indicadores apresentados, tem um papel fundamental na promoção de debates sobre as perspectivas sociais e ambientais da cogestão, processo que resulta em um modelo de gestão socialmente responsável, ampliando o grau de comprometimento da empresa com as agendas internacionais, como a defesa dos Direitos Humanos, das mulheres, dos idosos e de portadores de necessidades especiais.

Também graças à avaliação democrática dos indicadores e dos resultados, a Umanizzare consolidou princípios de governança que valorizam, sobretudo, a ética no local de trabalho e a consciência permanente quanto à particularidade do público que atende. Apesar de executado por empresa privada, o serviço prestado é essencialmente público. Por isto, neste modelo de gestão participativa, cada colaborador cultiva um conjunto de valores éticos e morais inabaláveis.

Investimento em tecnologia

A Umanizzare Gestão Prisional investe alto em tecnologia para garantir a segurança e a boa gestão das informações nas unidades prisionais do estado do Amazonas.

Exemplo disso é a implantação do sistema SGP, desenvolvido pela InfoCensus, empresa brasileira com know-how em desenvolvimento de softwares para gerenciamento de pessoas e com diferenciais muito específicos, voltados para a administração de sistemas prisionais.

O SGP gerencia todo o fluxo de movimentações de pessoas nas unidades prisionais, desde a entrada de cada interno, com detalhamento dos dados pessoais e de identificação, tais como registros fotográficos, registros biométricos, particularidades físicas, bem como das informações referentes à sua permanência no sistema prisional e todas as movimentações do detento nas unidades.

O controle das informações abrange não somente os internos, mas também todas as pessoas que tenham acesso às unidades, sejam colaboradores, servidores, fornecedores, visitantes e qualquer tipo de interação com os internos.

Biometria e segurança

A segurança integra o acervo de garantias dos direitos fundamentais. Com a biometria, é possível evitar, por exemplo – como já aconteceu em outras unidades prisionais – que um preso se travestie de mulher ou de outra pessoa, ou que se aproprie de identidade alheia para fugir do presídio. Além disso, é a identificação biométrica que garante o controle de acesso às unidades e a validação de atendimentos técnicos.

Censo carcerário

Com o sistema é possível identificar e analisar informações estatísticas com base em dados socioeconômicos alimentados desde a triagem do interno ou no cadastro de visitantes, atualizados constantemente por meio das equipes de atendimentos assistenciais junto aos internos e visitantes. Dessa forma, o sistema fornece informações rápidas e precisas que apoiam as tomadas de decisão por parte do governo.

Assistência jurídica

O registro de dados quanto à pena, movimentação processual, defesa e documentos referentes à prisão ficam disponíveis para consulta. Esta tecnologia, implantada pela Umanizzare, está desenvolvendo um recurso inovador para acompanhar o cumprimento da pena, integrando informações dos projetos de ressocialização aos dados de reincidência e reiteração criminal, garantindo relatórios com o cálculo penal e mapas de remição de pena.

Controle da assistência

Quanto à assistência, o SGP permite triagens detalhadas pelas áreas de assistência social, de saúde, psicológica, odontológica, pedagógica e jurídica, que direcionam as necessidades de atendimentos para agendamento e acompanhamento pela gestão. Trata-se de um sistema complexo, que visa não somente registrar, mas também controlar e direcionar as atividades dentro das unidades prisionais e o fornecimento de materiais, garantindo, assim, o atendimento das obrigações contratuais e legais – o que permite um rápido acompanhamento de qualquer movimentação, atendimento, ocorrência ou necessidade operacional e assistencial. O sistema dispõe de relatórios e painéis que sinalizam se alguma pessoa privada de liberdade não passou por alguma triagem e não recebeu materiais ou atendimentos devidos.

Além de controlar as movimentações e atendimentos nas unidades prisionais, a ferramenta dispõe de recursos voltados para a garantia da qualidade nos processos internos, de socialização, ocorrências e não conformidades, integrando-se ao sistema.