Últimas notícias
Notícias

Saúde Bucal é tema de orientação para reeducandos de Itacoatiara

Compartilhe no Google+ Compartilhe no Pinterest Compartilhe no LinkedIn Compartilhe no Tumblr

Promovida pela Umanizzare Gestão Prisional, ação objetiva prevenção de doenças na boca e combate ao desenvolvimento da cárie

Foi realizada, nos dias 18 e 19 de julho, ação de saúde bucal Prevenir para Sorrir na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI). O projeto pretende orientar os internos quanto às medidas preventivas que podem ser adotadas no combate ao desenvolvimento da cárie dental e outras doenças na boca.

A iniciativa contou com a participação de 101 reeducandos, que foram orientados com palestra e receberam atendimento com aplicação tópica de flúor e escovação supervisionada. Além da assistência, foram realizados sorteios de kits de higiene bucal para os internos no decorrer das atividades. A Prevenir para Sorrir assiste à saúde dos reeducandos de forma curativa e preventiva, e tem intenção de conscientizá-los sobre a importância do cuidado com as doenças bucais e quais medidas tomar para terem dentes saudáveis.

A auxiliar de saúde bucal da UPI, Fernanda da Costa Azevedo, foi quem ministrou palestra sobre técnica de escovação dental e do uso do fio dental. Além da auxiliar, a odontóloga da unidade, Tamiris Ferreira de Lima, discursou sobre o processo de formação da cárie e das consequências da evolução desta doença, que inclui dor e perda dos dentes.

O reeducando José Luís Lopes Vieira, que assistiu à explanação, afirma que a ação foi relevante para aprender a conservar a boca e repassar para outras pessoas o aprendizado. Já o reeducando Marllon Bruno Menezes Teixeira conta que a parte que mais gostou foi a explicação sobre a escovação de dentes. “Muitas vezes nós não sabemos como usar os utensílios corretamente. Depois da palestra, vou conseguir fazer uma higienização mais completa”, afirma.

De acordo com a odontóloga da UPI é sempre gratificante participar deste tipo de projeto. “Os internos que participaram demonstraram grande interesse em aprender cada vez mais sobre tratamentos odontológicos, e, por isso, consideramos o resultado satisfatório”, ressalta Tamiris.

 

Publique um comentário